Instruções.

IMPORTANTE! Leia estas instruções antes de começar o teste:

Este teste foi cuidadosamente desenvolvido para medir o nível de inteligência de ambos adultos e crianças a partir de nove anos de idade.

A) Instruções
1. Tenha um lápis e um papel em mão, anote todas as respostas !!

2. Você tem 45 minutos para responder as 60 questões. Não exceda este tempo limite!.

3. Responda todas as questões. Se você não souber a resposta, chute... Chute também será considerado. Não deixe nenhuma questão sem resposta.

4. Se uma questão parece ter mais de uma resposta ou nenhuma resposta correta, escolha aquela que você considera ser a melhor dentre as alternativas dadas. Estas questões são feitas propositalmente para testar sua habilidade de pensamento e razão.

5. Se uma criança está fazendo o teste os pais devem ter certeza que a criança entende as instruções e questões de amostra antes que ela comece. Se a criança lê mal, os pais devem ler as questões para ela, mas não podem ajudá-la de qualquer forma definitivamente. Se é dada alguma ajuda à criança, o teste não refletirá um exato quociente de inteligência.


B) Questões de Amostra
Estude cuidadosamente as seguintes questões de amostra antes de começar o teste.

1. Em algumas questões será pedido para fazer uma comparação.
Exemplo: Qual dos cinco faz a melhor comparação?
Barco está para água como avião está para:
SOL - CHÃO - ÁGUA - CÉU - ÁRVORE
A resposta é céu. Um barco viaja através da água. Isto pode ser comparado a um avião que viaja pelo céu.

2. Você também terá de fazer comparações entre desenhos.
Exemplo: Qual dos cinco faz a melhor comparação?


A resposta é C. Um círculo que é dividido em duas partes pode ser comparado a um quadrado que é dividido em duas partes também.

3. Em algumas questões será dado um grupo de cinco coisas. Quatro delas terão alguma coisa em comum, elas serão similares de alguma forma. Você será levado a escolher aquela que não é similar às outras quatro.
Exemplo: Qual dos cinco é menos parecido com os outros quatro?
CÃO - CARRO - GATO - PÁSSARO - PEIXE
A resposta é carro. Os outros são seres vivos. Um carro é inanimado.

4. Estas questões também poder vir com desenhos.
Exemplo: Qual dos cinco é menos similar aos outros quatro?


A resposta é D. Os outros todos são feitos com linhas retas. Um círculo é uma linha curva.

5. Em algumas questões serão dados números, ou letras, as quais estarão em uma certa ordem. Eles seguem algum critério de arranjo. Entretanto, um deles não. Você terá de escolher aquele que não se encaixa dentro daquele critério.
Exemplo: Qual desses números não pertence à seguinte série?
1 - 3 - 5 - 7 - 9 - 10 - 11 - 13
A resposta é 10. Começando do 1, os números ímpares são arranjados em ordem, sendo que 10 não se enquadra nessa sequência.

6. Haverá também alguns problemas que você terá de resolver. Estes não requerem nenhuma matématica difícil. Pelo contrário, eles estarão testando o quão lógico você é - ou seja, quão bem você pensa.

Agora você está pronto para começar o teste. Leia cada questão cuidadosamente e escreva as suas respostas em um pedaço de papel e compare seus resultados com as respostas corretas DEPOIS de ter completado o teste.

INICIAR